terça-feira, 14 de setembro de 2010

Curiosidades


A lenda da biblioteca
A biblioteca de Alexandria é uma lenda. Não um mito, mas uma lenda. A destruição da biblioteca do mundo antigo foi recontada muitas vezes. Muita tinta foi derramada, antiga e moderna, sobre os 40.000 volumes abrigados nos depósitos perto do porto, que foram supostamente queimados quando Julius Caesar incinerou a frota do irmão de Cleopatra. A figura de Hypatia, uma matemática, sendo arrastada de sua carruagem por uma multidão de monges pagões e queimada viva em cima dos restos da biblioteca encontram seu lugar na lenda também. Contudo quando nós soubermos de muitos boatos da destruição "da biblioteca" (na verdade, havia ao menos três bibliotecas diferentes que coexistiam na cidade), e se sabe hoje de escolas inteiras em Alexandria e o scholarship, existem poucos dados sobre as localizações, disposições, terras arrendadas, organização, administração, e estrutura física do lugar.

O Papiro de Ahmes ( ou Rhind) e o Papiro de Moscou

   Dentre todos os antigos documentos matemáticos que chegaram aos dias de hoje, talvez os mais famosos sejam os cahmados Papiro de Ahmes ( ou Rhind) e o Papiro de Moscou. O de Ahmes é um longo papiro egípcio, de cerca de 1.650 a.C., onde um escriba de nome Ahmes, ensina as soluções de 85 problemas de aritmética e geometria. Este papiro foi encontrado pelo egiptólogo inglês Rhind no final do século 19 e hoje está exposto no Museu Britânico, em Londres.

O de Moscou é um pouco mais velho e contém a fórmula correta para o cálculo do volume de um tronco de pirâmide. Muito provalvelmente existiram papiros análogos anteriores, mas estes foram os mais velhos que se salvaram. Além disto, o de Ahmes notabilizou-se por ter sido seu autor o mais antigo matemático cujo nome a história registrou. Em ambos os papiros aparecem problemas que contêm, timida e disfarçadamente, equações de 1º grau.

Um dos problemas de Ahmes dizia : "Uma quantidade , somada a seus 2/3, mais a metade e mais a sua sétima parte perfaz 33. Qual essa quantidade? "

0 comentários:

Postar um comentário